terça-feira, 20 de abril de 2010

Primeiro dia no trabalho!

Pessoal,

começo esse post inspirado em um tópico da comunidade de brasileiros que vivem na Austrália que existe no Orkut: eu confesso! Preciso confessar que meu primeiro dia de trabalho aqui em Melbourne foi o mais nervoso de todos que tive em minha vida. Parecia que eu era estagiário e o frio na barriga me impedia de dizer até mesmo as frases mais simples como "Hello, my name is Leandro!"

Os meu anos de experiência em grandes empresas brasileiras e multinacionais, os milhares de projetos que já participei nem os muitos diretores de empresas cisudos que já tive que me reportar não foram o bastante para me manter calmo. Não preciso nem dizer que na noite anterior não consegui nem dormir. Mas vocês devem estar se perguntando porque eu estava assim...

Por mais que nós, imigrantes, achemos que falamos bem o inglês, principalmente no dia-a-dia de trabalho, não se enganem; essa não é nossa língua nativa!!! Imaginem a cena: seu chefe te chama e diz pra você preparar um relatório para um cliente informando que o ambiente que estamos implementando precisará de uma revisão nos requerimentos técnicos... simples, se fosse em português... em inglês qualquer tarefa parce mais difícil.

No primeiro dia tive uma reunião com meu team leader e meu gerente e devo confessar (acho que estou com mania disso agora!) que não entendi metade do que eles disseram...

Comunicação a parte, o choque também se dá nas relações interpessoais. Os australianos não são tão emburrados como alguns podem imaginar e eles até fazem suas brincadeiras. Mas não se iluda, eles fazem piadas entre eles o que definitivamente não te inclui. By the way, quando eles cismam de fazer alguma brincadeira, juro, não vejo graça. Talvez seja porque não entendo muito bem o que eles dizem,

Para aqueles que não me conhecem muito bem, antes que falem alguma coisa, meu inglês é muito bom e tirei 7 no speaking do IELTS. Mas aqui o buraco é bem mais embaixo.

Uma coisa que também me chamou atenção no meu primeiro dia de trabalho foi que a geladeira comunitária do meu andar tinha uma caixa de cerveja, Alguns dias depois soube que alguns funcionários se reunem na sexta depois das 17hs para tomar umas... não preciso dizer que não fui chamado para essa confraternização.

Pra terminar esse post melancólico passei todos os dias de trabalho até hoje (estou na segunda semana) almoçando sozinho... todos os funcionários levam comida pro trabalho. Na verdade eles fazem um lanche que trazem de casa e voltam pro trabalho em 20 minutos. Isso não é pra mim... preciso almoçar, pelo menos preciso de um tempo pra me acostumar com isso.

Idependente de qualquer diferença, estou firme na minha caminhada e nada disso que relatei acima me atrapalha a vontade de ir trabalhar todos os dias, sempre muito grato por ter conseguido esse emprego e vou seguir adiante na conquista do meu sucesso por aqui.

P.S.: Ainda sinto frio na barriga quando vou pro trabalho todos os dias...

3 comentários:

  1. Boa sorte Leandro, para si e sua esposa! Cheguei ao seu blog através do forum canguru. Também estou na aventura do visto... não está fácil mas espero um dia poder blogar daí desse lado do mundo.
    Muita Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Leandro, força! Muita força!
    É apenas uma fase... e parabens pela conquista do 1º emprego, realmente você poderá dizer: o 1º emprego na AU a gente nunca esquece rs

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Leandro, não desista nunca...
    Peguei o endereço do seu blog no canguru.info e gostei muito do que li até agora, PARABÉNS!!!!

    Em junho começa a minha batalha também, mas a princípio vou para Brisbane...

    Estou torcendo por vc daqui, e desejando que evolua todos os dias...

    Abs,

    Nonato
    lgncosta@gmail.com

    ResponderExcluir