sábado, 24 de abril de 2010

Comprando carro na Australia...

Pessoal,

esse post será bem breve... será tão rápido e simples quanto comprar um carro por essas bandas. Vou poder descrever os passos para a compra de um carro usado mas acredito que não seja diferente da compra de um carro zero.

Existe aqui em Melbourne um local chamado "Car City" que é tipo assim: sabem aqueles feirões de carros que as montadoras fazem de vez em quando? Então esse local é mais ou menos isso só que acontence todo dia... É algo que não tinha visto ainda no Brasil. Pra vocês terem uma noção do que é segue o link do Car City
... vale a pena conferir!

Depois de passar a manhã inteira debaixo de um sol de queimar a mufa, vi mais ou menos uns 182 carros diferente e não gostei de nenhum... não sei porque mas não gostei de nenhum. Apesar de toda variedade não achei que estivesse dentro do que queríamos, ou seja, semi-novo com opcionais e sedan.

Voltamos pra casa e fui olhar em um site de compra e venda de carros daqui, tipo o nosso Webmotors. Esse site é o Car Sales e realmente é muito bom. Fiz meia dúzia de pesquisas e achei o carro que queríamos. Um Holden Vectra 2001 4 portas, lindo!!! O preço estava bem legal e resolvi ligar pro cara. Liguei e meia hora depois fui até a casa pra conferir a máquina. O carro estava lindo e sem muitos arranhões tipicos de carros usados.

Mas aí que vem a diferença entre comprar um carro aqui e aí no Brasil. Quando você compra um carro aqui o vendedor é obrigado a te entregar um documento chamado RWC, ou seja, Road Worthy Certificate. Esse documento funciona como um atestado de que o carro está em perfeitas condições de uso e que você não está levando gato por lebre. Funciona assim, o dono do carro vai em uma oficina credenciada pelo governo e faz um vistoria, não como a do Detran, uma vistoria realmente. O mecanico faz um laudo informando tudo aquilo que deve ser trocado ou consertado antes de poder vender o carro. O dono então providencia o reparo de tudo que foi exigido e a oficina emite o documento para a venda poder ser concluída. O VicRoads, o Detran daqui, só faz a transferência do veículo que tenha o RWC.

Então, o dono do Vectra foi na oficina, pegou o RWC depois de fazer uma série de reparos no carro (pastilha de freio, limpador de parabrisa, sensor do tanque de combustível) e entao marcamos de pegar o carro. No dia marcado ele foi na casa onde estava hospedado, levou o carro e dei a ele o dinheiro. Dinheiro vivo, nada de financiamento pois isso aqui não se usa muito para carro usado. O cara entao me deu um recibo que ele mesmo fez e o RWC e pronto, o carro era meu. Três dias depois fui ao VicRoads fazer a transferencia de propriedade. Levei meu passaporte, meu Medicare e um comprovante de residencia, o RWC e um formulario que preenchi online com os meus dados e os dados do vendedor. Pronto, cinco minutos paguei uma taxa de AUS$ 300 e o carro passou pro meu nome.

Lindo isso... será que um dia faremos algo assim no Brasil?! Torço para que esse dia chegue logo...

By the way, estou com o carro há quase dois meses e não tive nenhum problema...

3 comentários:

  1. Olá, Leandro e Priscila!

    Realmente, comprar carro de particular por aqui não é uma coisa segura...às vezes é melhor pagar mais caro numa agência que dê uns meses de garantia, do que comprar de quem vc não conhece...

    Bom saber que podemos comprar um carro com mais "confiança" em Down Under! :)

    Quero aproveitar para parabenizá-los pelo blog, que é bem legal, e muito útil pra gente poder saber o que nos espera em Oz...obrigada pelas informações!

    abs,e muito sucesso pra vcs aí!!

    Erika

    ResponderExcluir
  2. Show Leandro as dicas.

    E me diga uma coisa como fica a adaptação ao carro automatico e com direção na direita? Foi muito complicado pra voce?

    Eu ja dirigi carros automaticos em Toronto, e foi tranquilo, no 2o dia já tinha me acostumado.

    Porem quanto ao lado direito acho que deve ser mais complicado.

    E a carteira de motorista voce ja tirou a local? Ou esta usando a do Brasil?

    Grande abraço e sucesso pra voces em Oz.

    Abs cmafra - forum canguru (genesisdozeum.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Ola, Leandro e Priscilla :)
    Encontrei o blog de vcs por acaso e vi que chegaram faz pouco tempo... bom, nao sei se voces conhecem muitos brasileiros por aqui, entao resolvi deixar meu contato, caso precisem de qualquer coisa :)
    Espero que estejam curtindo a vida melbourniana :) Eu adoro! ;)
    Sejam bem vindos! :))
    bjs

    ResponderExcluir