Antes de chegarmos por aqui já havíamos lido em muitos lugares que o mercado imobiliário daqui está inflacionado, que tem mais gente procurando do que imóvel disponível, etc. Mas isso é só a ponta do iceberg... Encontrar o cantinho dos seus sonhos por aqui vai muito além disso.
O nosso primeiro passo em busca do nosso novo lar foi, como de costume, os sites de Internet, principalmente o realestate.com.au. Lá achamos VÁRIAS casas super legais com preços ótimos. Isso até mesmo de chegarmos por aqui... passávamos horas olhando casinhas lindas com quintais bacanas e tudo mais. Tudo que queríamos para uma vida tranquila. Porém quando chegamos aqui vimos que não é exatamente assim...As tais casas existem mas as que tem o preço bom não ficam perto do centro, ou seja, você tem que querer encarar as vezes uma hora de trem de ir e uma pra voltar do trabalho todo dia para ter uma casinha dessas... Quando você começa a vir mais pra perto da CBD (como chamam o centro da cidade) os preços aumentam e as casas diminuem... Aí você deve estar pensando: deve haver um meio termo nisso, algo que não seja tão longe e nem tão caro, acertei?! Isso é o que nós, vocês e a torcida do flamengo inteira quer... Aí começa nosso segundo problema: a competição acirrada.
Aqui na Australia existe uma coisa muito diferente no que tange o aluguel e até mesmo a compra de uma casa. Não é muito usual você ligar pra imobiliária e dizer que quer visitar tal imóvel e marcar com o corretor de ver. Existem basicamente dois modos: os rolam as INSPECTIONS, que explicarei em seguida, ou as chaves estão na imobiliária e você passa lá, paga uma taxa que varia de $50 a $100 para pegá-las e vai visitar o imóvel sozinho. Nem preciso dizer que as melhores ofertas são vistas através de inspections. Mas o que são essas inspections afinal?!
É o seguinte, as imobiliárias marcam visitas coletivas aos imóveis para economizar tempo deles e de quem está interessado em alugar os imóveis. Essas inspections não duram mais de 15 ou 20 minutos e todos os interessados visitam ao mesmo tempo. Assim, o corretor chega e tem umas dez, vinte ou vinte e cinco pessoas pra entrarem no imóvel e verem se querem alugar. Se te interessar vc pega a ficha na hora com o corretor e aplica para saber se eles te aceitam como inquilino... não, eu não escrevi errado, eles avaliam seu perfil pra verem se estão dispostos a te alugar o imóvel. Aí veio nosso terceiro problema : referencias profissionais e pessoais para o cadastro.
No cadastro que é usado para aplicar para o imóvel, você responde um questionário com várias informações como: estado civil, tipo de visto, emprego, tempo de residência, último imóvel alugado ou próprio, porque saiu do último imóvel, enfim, um raio-x da sua vida e de seus últimos endereços. Mas e pra nós que havíamos acabado de chegar por aqui, sem emprego, sem referencia profissional nem pessoal??? Nem preciso dizer que as melhores casas não eram pro nosso bico, perdíamos fácil para os australianos e residentes de muito tempo que já tinham emprego e tudo mais. Na verdade chegamos ao ponto de irmos em inspections, gostarmos da casa e olharmos a concorrência e nem aplicar... de verdade.
Mas então como nós conseguimos alugar nosso apartamento??? Fica pro próximo post...
Nenhum comentário:
Postar um comentário