esse post será bem breve... será tão rápido e simples quanto comprar um carro por essas bandas. Vou poder descrever os passos para a compra de um carro usado mas acredito que não seja diferente da compra de um carro zero.
Existe aqui em Melbourne um local chamado "Car City" que é tipo assim: sabem aqueles feirões de carros que as montadoras fazem de vez em quando? Então esse local é mais ou menos isso só que acontence todo dia... É algo que não tinha visto ainda no Brasil. Pra vocês terem uma noção do que é segue o link do Car City
... vale a pena conferir!Depois de passar a manhã inteira debaixo de um sol de queimar a mufa, vi mais ou menos uns 182 carros diferente e não gostei de nenhum... não sei porque mas não gostei de nenhum. Apesar de toda variedade não achei que estivesse dentro do que queríamos, ou seja, semi-novo com opcionais e sedan.
Voltamos pra casa e fui olhar em um site de compra e venda de carros daqui, tipo o nosso Webmotors. Esse site é o Car Sales e realmente é muito bom. Fiz meia dúzia de pesquisas e achei o carro que queríamos. Um Holden Vectra 2001 4 portas, lindo!!! O preço estava bem legal e resolvi ligar pro cara. Liguei e meia hora depois fui até a casa pra conferir a máquina. O carro estava lindo e sem muitos arranhões tipicos de carros usados.
Mas aí que vem a diferença entre comprar um carro aqui e aí no Brasil. Quando você compra um carro aqui o vendedor é obrigado a te entregar um documento chamado RWC, ou seja, Road Worthy Certificate. Esse documento funciona como um atestado de que o carro está em perfeitas condições de uso e que você não está levando gato por lebre. Funciona assim, o dono do carro vai em uma oficina credenciada pelo governo e faz um vistoria, não como a do Detran, uma vistoria realmente. O mecanico faz um laudo informando tudo aquilo que deve ser trocado ou consertado antes de poder vender o carro. O dono então providencia o reparo de tudo que foi exigido e a oficina emite o documento para a venda poder ser concluída. O VicRoads, o Detran daqui, só faz a transferência do veículo que tenha o RWC.
Então, o dono do Vectra foi na oficina, pegou o RWC depois de fazer uma série de reparos no carro (pastilha de freio, limpador de parabrisa, sensor do tanque de combustível) e entao marcamos de pegar o carro. No dia marcado ele foi na casa onde estava hospedado, levou o carro e dei a ele o dinheiro. Dinheiro vivo, nada de financiamento pois isso aqui não se usa muito para carro usado. O cara entao me deu um recibo que ele mesmo fez e o RWC e pronto, o carro era meu. Três dias depois fui ao VicRoads fazer a transferencia de propriedade. Levei meu passaporte, meu Medicare e um comprovante de residencia, o RWC e um formulario que preenchi online com os meus dados e os dados do vendedor. Pronto, cinco minutos paguei uma taxa de AUS$ 300 e o carro passou pro meu nome.
Lindo isso... será que um dia faremos algo assim no Brasil?! Torço para que esse dia chegue logo...
By the way, estou com o carro há quase dois meses e não tive nenhum problema...