segunda-feira, 28 de junho de 2010

Não sei nem o que dizer!!!

Não sei bem porque mas hoje me senti mais distante do que nunca do meu país... e isso aconteceu graças a um programa de TV que assisti no canal ABC1.

Esse programa se chama Four Corners, o que em português seria algo como quatro cantos, e conta histórias diversas sobre o cotidiano de pessoas ao redor do mundo. Esse programa é bem conhecido aqui na Australia e tem boa audiência. Mas devo confessar que não sou um telespectador assíduo dele não... Pois bem, estava sentado no sofá quando uma amiga minha ozzy me mandou um SMS dizendo que estava passando um programa sobreo Rio de Janeiro no ABC1 e instantaneamente mudei de canal pra assistir ao programa achando que veria mais um documentário destacando as belezas da nossa terra. Tolo engano. O programa como disse anteriormente é sobre o cotidiano das pessoas e nada mais corriqueiro no Rio de Janeiro do que a VIOLENCIA. Isso mesmo meus amigos, a nossa guerra urbana mostrada de forma fria e verdadeira em horário nobre e canal aberto.

Devo confessar que tive vontade de chorar e mesmo depois de horas ainda não me sinto bem em ter visto aquilo que vi na TV. O documentario mostrado descrevia a guerra do tráfico de drogas sob três pontos de vista distintos: um policial, um traficante e um pastor evangélico que trabalha tirando, ou pelo menos tentando, tirar jovens do crime. Nada do que foi mostrado pra mim era novidade mas pela primeira vez pensei em como pessoas como nós conseguimos viver num clima de guerra e medo como o que temos no Rio de Janeiro.

Eu procuro não ser mais um desses brasileiros babacas que vem pro exterior e ficam metendo o pau no Brasil pros gringos que perguntam como é nosso país. Me permito no máximo dizer que vim buscar uma qualidade de vida melhor pra mim e pra minha esposa quando me perguntam porque saí do Brasil.

Mas hoje fiqueir triste por mim e por todos aqueles que ainda moram no Brasil e tem que conviver diariamente com algo que nesse momento não faz mais parte da minha vida mas faz parte da vida das pessoas que amo. Família e amigos se cuidem... rezo por vocês sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário